Função que desempenha no projeto: Investigadora
Contato: smcp[at]esmae.ipp.pt; soniacpassos[at]gmail.com

Sónia Passos é licenciada em ensino de Português, Latim e Grego (Universidade de Aveiro), com pós-graduação em Ciências Documentais (Universidade Portucalense), mestre em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutoranda na mesma área e na mesma instituição. Leciona na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto. Orienta seminários que procuram explorar as relações entre arte e sociedade (1ºciclo) e é responsável pelas áreas de metodologia de investigação e desenho de projecto (2ºciclo). A relação literatura-sociologia-identidades-comunidades constitui o atual interesse de investigação.

Publicações recentes 
– Passos, Sónia (2015): “O depósito do Estado e o estado do Depósito”, Barómetro Social.
– Passos, Sónia (2014): “Bibliotecas Públicas entre o erudito e o popular: processos de ruptura e de continuidade”, atas do Congresso Portugal, 40 anos de Democracia. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
– Sequeiros, Paula; Passos, Sónia (2012): “The Feminine Reading Room: a separate space for women in a Portuguese public library”, Qualitative and Quantitative Methods in Libraries (QQML), 2, pp. 163-175.